Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Pesquisas em Saúde

Desde os primórdios, os seres humanos são acometidos por doenças. E por séculos estas eram explicadas de forma mística, não abordando o que de fato as geravam e na maioria das vezes a forma de evitá-las.
Foi a partir da ascensão do capitalismo que ocorreu o grande “bum” das pesquisas em saúde, sendo desenvolvidos tratamentos e medicamentos para diversas doenças. Esse foi o grande ponto para o aumento da qualidade e expectativa de vida da população. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento das pesquisas em saúde é de se esperar que a expectativa de vida não pare de crescer para as próximas décadas.

Esta ascensão de pesquisas em saúde fez surgir em 1987 as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos, pelo Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96. Esta resolução fundamenta-se nos principais documentos internacionais que emanaram declarações e diretrizes sobre pesquisas que envolvem seres humanos e incorpora sob a ótica do indivíduo e das coletividades os quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado.

Segundo estas diretrizes, podemos entender como Pesquisa a “classe de atividades cujo objetivo é desenvolver ou contribuir para o conhecimento generalizável. O conhecimento generalizável consiste em teorias, relações ou princípios ou no acúmulo de informações sobre as quais estão baseados, que possam ser corroborados por métodos científicos aceitos de observação e inferência”.

Fica a sugestão de leitura destas diretrizes para quem queira se aventurar no magnífico universo das pesquisas em saúde. E que possamos ver pesquisas cada vez mais éticas, sem danos ás populações (sejam de aspectos físicos, sociais, financeiros, etc.), e com total relevância para com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails