Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Falando sobre o Bullying

Olá pessoal.

    Quero falar sobre um fenômeno presente nas escolas de todo o mundo, seja particular ou pública.
De acordo com Cléo Fante (2005), o termo inglês Bullying refere-se aos comportamentos violentos e anti-sociais na escola, e a vontade constante de colocar outra pessoa sob tensão e intimidá-la física e emocionalmente. Este processo se dá na ambição do autor do bullying de assegurar sua dominação, numa violência simbólica, por meio de ações físicas, verbais e agressivas repetitivas e permanentes contra seus alvos.
 
    Escrevi um artigo  no Diário da Manhã e no Artigos.etc.br com títulos homônimos falando sobre esta atrocidade cometida e sofrida por muito dos nossos alunos.

    Eu fui vítima de bullying por ser o gordinho da escola. Sempre fui o último a ser escolhido para o time de futebol e era apelidado com nomes impublicáveis aqui. Ouvir de adultos que eu não devia ligar para apelidos não me ajudava em nada. Mas nem por isso deixei de curtir minha infância e adolescência. Lutei muito contra o excesso de peso entre os 11 e 13 anos, tendo como ajuda a prática de atividades físicas, principalmente a Capoeira.

    É claro que com toda as agressões que sofria na escola eu me retraí muito e andava todo o tempo com a cara fechada pra tudo e para todos.

    Estou dizendo isso pois eu nem sabia da existência do bullying e muito menos de todas as suas consequências trágicas até começar a pesquisar sobre a violência na escola há poucos anos. Me vi enquanto vítima deste mal e vivenciei todas as dificuldades de quem sofre agressões num ambiente que deveria ser seguro para todos nós.

    A partir daí comecei a estudar mais e mais sobre o assunto e me comprometi a ajudar o máximo de alunos possível enquanto professor e com palestras em escolas de Goiânia. Foi então que surgiu a vontade de criar o Projeto Terra Sem Bullying para possibilitar a vivência de princípios éticos, entre os alunos tais como respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação e honestidade, além de favorecer o entendimento do fenômeno bullying por toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários administrativos e moradores da região) e reduzir o índice de violência na Escola Municipal Maria da Terra.

    Estarei sempre postando algo sobre o assunto aqui no Garagem Social.
Se você é ou já foi vítima desse mal, já presenciou essa violência ou mesmo quer ajudar a combatê-la não deixe de comentar, ok?

Todos junto por uma TERRA SEM BULLYING!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails