Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Vídeo de Serginho Groisman falando sobre bullying

Apresentador Serginho Groisman fala sobre o uso do termo bullying em todo o mundo. "Isso não significa que as pessoas nas escolas não possam mais brincar com as outras a respeito do fato da pessoa ser gorda... Na escola isso naturalmente se transforma numa brincadeira. Brincar e ter humor não é a questão. A questão é que a vítima disso [bullying] não acha engraçado... isso transforma a vida dela!" Diz ele. O vídeo ainda mostra o I Seminário Internacional de Bullying Escolar e Cultura de Paz que aconteceu em São Luiz, Maranhão. 

Acredito que o respeito ao próximo não depende de idade, raça, opção sexual, tipo físico ou poder de compra. Isso ocorre por reprodução do que é visto na sociedade como um todo. Programas engraçados são aqueles onde são mostrados indivíduos sendo humilhados por sua origem geográfica, sua fala, seu corpo, sua "pele". Brincar sobre o tipo físico de uma pessoa é julga-la como não digna, como diferente. Há humor e humor, assim como há brincadeira e brincadeira. Cabe a nós, adultos (professores, pais, profissionais de jornalismo e qualquer outro meio de comunicação) ensinar essa diferença. Admitir como natural essas atitudes é colocar como nulo todo esforço que eu (e milhares de professores em todo o mundo) tenho tido nos últimos 7 anos, pesquisando e lutando contra a disseminação do preconceito, da intolerância e do bullying (mesmo com um salário vergonhoso!).

Ainda estamos iniciando nossa caminhada contra esse cotidiano de ações violentas e gratuitas vivenciadas entre nossos estudantes no Brasil. Entretanto, existem bons exemplos de professores que estão fazendo a diferença no ambiente escolar, modificando suas próprias condutas para então tentar melhorar a vida de seus alunos. A busca por cursos OnLine sobre Bullying aumentou nos últimos meses, bem como o número de congressos (como o I Congresso Goiano de Combate ao Bullying) e seminários para a discussão aprofundada sobre o assunto. 

Acredito em um ambiente escolar sem bullying.


Veja o vídeo na íntegra:


Um comentário:

  1. Ola, escrevi uma material sobre o assunto, coleção" VALORES & ATITUDES" , pela Real Editora.
    O projeto nasceu da experiência que tive como educadora, somada a experiência dos demais autores.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails