Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Audiência Pública que debateu a violência no ambiente escolar contou com a presença do Professor Alexandre Malmann

Assembleia Legislativa, por iniciativa da Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Major Araújo (PRB), realizou na manhã desta sexta-feira, 13, audiência pública para debater a violência no ambiente escolar e as medidas e ações para combatê-la.

Segundo o Major Araújo, é necessário que haja um consenso entre todos os segmentos para solucionar a violência nas escolas de Goiás. "Visamos buscar uma concordância de idéias entre os vários segmentos relacionados ao assunto, até mesmo entre os deputados, para que possamos lutar e convencer o Executivo a tomar as medidas necessárias", explicou.

O Vice-coordenador do Núcleo de Estudos Sociedade e Educação (NESE-UFG), Professor Alexandre Malmann, comentou sobre as ações contra violência no ambiente escolar em todo o mundo e como estudos mostram que o combate ao bullying favorece a redução de atitudes violentas entre os estudantes. Segundo o professor "precisamos de todos unidos para conseguir reduzir a violencia no ambiente escolar. Para isso a vaidade e o ego, bem como interesses partidários devem ser deixados de lado pois o foco principal é o aluno e consequentemente uma sociedade que respeita as diferenças. Assim, o combate ao bullying é o grande aliado para a redução da violência escolar como um todo, favorecendo a vivencia de princípios éticos e morais tão esquecidos nos dias atuais".

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antônio (PSC) também esteve presente no evento. O parlamentar ressaltou a necessidade de uma sociedade organizada para amenizar o problema. "Precisamos responsabilizar os pais, que são as maiores autoridades da humanidade; os professores, que contribuem para nossa formação; e até a igreja, que exerce uma influência muito grande", explicou.

Representando o secretário estadual da Educação, Thiago Peixoto, o professor Edjar Júnior Barbosa apontou quais serão as medidas adotadas pela Secretaria a fim de solucionar a problemática da violência no ambiente escolar. O professor explicou que será realizado um trabalho simultâneo e integrado, abrangendo aluno, família e professor.
"No primeiro momento vamos focar a família, através de uma parceria com as Secretarias de Cidadania e de Saúde, como uma equipe multidisciplinar. No segundo momento, está a formação dos professores, tratando assuntos como bullying e direitos humanos. E no terceiro, buscamos uma parceria com a Secretaria de Segurança, para que nos ajudem com a segurança dentro da escola."


O comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Wesley Siqueira Borges, divulgou pesquisas realizadas no primeiro trimestre de 2011, como também um comparativo de ocorrências registradas. "Conforme um comparativo do Centro de Operações da Polícia Militar, em 2010 em relação a 2009, houve uma redução no índice de criminalidade em 23%", ressaltou o tenente-coronel.

O comandante também apresentou o trabalho desenvolvido atualmente pelo Batalhão e as estratégias adotadas para reduzir o índice criminal nas escolas. "Realizamos patrulhamentos; o Projeto de Acompanhamento Comunitário (Paco); ronda escolar e atendimento de socorro público; distribuímos cartilhas; realizamos palestras e reuniões comunitárias; executamos o Proerd, entre outras ações. Nossa preocupação é levar ao adolescente a importância da convivência harmoniosa no ambiente escolar."

Também participou da audiência a delegada superintendente de Direitos Humanos da SSP, ex-delegada titular da Delegacia de Infância e Adolescência, Adriana Accorsi. Para ela, o que acontece na escola tem início na própria família e a sociedade precisa agir de forma integrada.

Já o promotor da Infância e Juventude, Alexandre Mendes Vieira, cobrou a participação dos alunos ou representantes de alunos na audiência, para que pudesse ouvir deles o porquê de tanta violência. "O aluno é objeto de intervenção, mas também precisa intervir", disse. Por fim, o promotor cobrou do Poder Público maior empenho na luta contra a violência, não só nas escolas, mas nos estádios, shoppings, parques, etc.

Mesa

Compuseram a mesa da audiência, além do deputado Major Araújo, o Professor Alexandre Malmann, Vice-coordenador do Núcleo de Estudos Sociedade e Educação (NESE-UFG), a delegada superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás, Adriana Accorsi, representando o secretário de Segurança Pública, João Furtado; o professor Edjar Júnior Barbosa, representando o secretário estadual da Educação, Thiago Peixoto;o promotor da 4ª Promotoria da Infância e Juventude, Alexandre Mendes Vieira.

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da OAB/GO, Douglas Dalto Messora; o comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Wesley Siqueira Borges; e o comandante de Ensino da Polícia Militar, Coronel Avelar Lopes Viveiros também participaram da mesa.

Veja alguma fotos






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails