Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Dia 07/04/2011 - Massacre em Realengo é mais um aviso de como anda a Educação no Brasil

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou
contra escola municipal Tasso da Silveira,
em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
A presidenta Dilma Rousseff chorou ao falar sobre o massacre cometido por um homem que invadiu uma escola em Realengo, na zona oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira e abriu fogo contra crianças e jovens, cometendo suicídio em seguida. Em breve discurso de pouco mais de três minutos, a presidenta mostrou-se muito emocionada. “Proponho um minuto de silêncio para que nós mostremos o nosso... a nossa homenagem a esses brasileirinhos que foram retirados tão cedo da vida", disse.

A atitude da presidenta é o que pede o protocolo, mas não deixa de ser bonito e emocionante. Lamentar e seguir em frente.  Deveria prometer mudanças urgentes na educação, para acabar com o ambiente hostil que a escola se tornou. Professores trabalham todo o tempo com medo e não sabem o que esperar ao chegar no local de trabalho. Alunos vivenciam constantemente situações de violência (física, verbal  e/ou social) e não há suporte a  eles ou suas famílias.
O "Massacre em Realengo" (como estão chamando este episódio) é só mais um aviso de que a Educação já está na UTI há tempos e em breve teremos um velório se não ocorrer mudanças imediatas. 

Ainda não se sabe a motivação de Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, para efetuar disparos contra crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira. O Bullying já é cotado como a provável causa desse massacre, nos fazendo lembrar o Massacre de Columbine, de 20 de abril de 1999, onde dois estudantes mataram 13 alunos e feriram outros 23. Outro fator seria sua ligação com o islamismo e este seria um ataque terrorista.

Seja qual for o motivo, as consequências são graves e suas marcas ficarão para sempre gravadas na face da educação brasileira.

Mais informações:



4 comentários:

  1. Essa notícia é um alerta para a reformulação do currículo do professor que agora tem de lidar também com a violência nas escolas, é triste mas é real, acorda Brasil essa violência já está naturalizada, não percebe? Leila

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Leila. Ou o Brasil acorda agora, ou teremos mais tragédias como essa em breve! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. temos na verdade e q por um fin nestra criminalidade pois na verdade quen paga senpre e o inosente

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de Angola eu estou deixando este comentario para dizer que o mundo inteiro está com voces e angola esta orando por voces isto é triste de mais parece ate filme de terror é muita dor porque a criança é o ser mas puro que existe ela é o futuro do amanha mas que as suas almas descansem em paz e que os anjos do senhor estejem com vosco elas partiram mas deixam paz e saude para os que ficaram o caminho é para frente crianças jesus vos ama
    AURORA RAQUEL.B. SIMÕES

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails