Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Sobre o filme: Bullying - Provocações sem limite

Estamos em Barcelona, 2008. Jorci, um jovem de 15 anos de idade, que há pouco perdera seu pai, se muda com sua mãe para Barcelona em busca de uma nova vida. Ao chegar em sua nova escola não foi bem recebido por Nacho, que começa a persegui-lo. Sua mãe sofre de depressão e trabalha como enfermeira durante grande parte do dia. Para não preocupa-la, Jorci esconde as humilhações que sofre na escola e passa a ver sua vida transformada em um inferno. Nesta fase começa a se relacionar com seu misterioso vizinho e conhece uma garota que também está sofrendo com o bullying em outra escola. Infelizmente todos estes fatos seguem anunciando uma grande tragédia.
O filme mostra diversas situações que nossos alunos passam nas escolas com uma realidade incrível. A atuação dos jovens atores é uma vitória a parte do diretor, que mostra o sofrimento e as ações dos agressores até suas consequencias mais trágicas. Porém peca por não mostrar de forma clara como se dá a punição aos agressores, causando nos alunos uma série de reações a esse respeito. Diante disso temos que promover uma discussão sobre o filme e quais as consequencias possíveis para os agressores do filme e na nossa escola.


O filme mostra a realidade da luta contra o bullying. Como professores podem ser individualistas, ignorantes e desrespeitosos com a família das vítimas. Percebe-se que a diretora da escola nega a existência do fenômeno em sua escola, afirmando que naquela instituição ela possui um programa que identifica qualquer tipo de agressão continuada que seus alunos sofrem. Isso diante da mãe de Jordi que a procura para pedir ajuda diante das mudanças de comportamento do filho após o mesmo entrar para aquela instituição. Essa atitude não é ficção. São muitos os gestores que agem desta maneira e lutar contra o bullying requer que todos entendam que o mesmo ocorre em todas as escolas, públicas e particulares, e que esta não se configura como uma imagem negativa para sua gestão. Pelo contrário, com a ajuda da mídia e de filmes como este, a população já passa a exigir uma atitude dos gestores das instituições contra as ações de discriminação, humilhação e agressão que nossos alunos sofrem todos os dias.

Somente com a conscientização de professores, funcionários administrativos, pais e alunos conseguiremos lutar contra este fenômeno. Você concorda? Então junte-se a nós!

Todos Juntos por uma Terra Sem Bullying.

Este post é continuação do CineTerra apresenta o filme "Bullying" como recurso pedagógico no Projeto Terra Sem Bullying

23 comentários:

  1. Olá Alexandre!

    Ontem assisti ao filme Bullying - provocações sem limites e sinceramente me emocionei em muitas cenas. O filme é forte e mostra a realidade de uma pessoa que sofre com essa violência. Estou preparando um Projeto sobre o Bullying, para ser vivenciado nas escolas e espero que você possa me ajudar. Já trabalho em sala de aula com os meus alunos e já diminuiu muito o número de apelidos maldosos que colocavam nos amigos. Cito muito a importância de se colocar no lugar do outro e acho que está funcionando, mas mesmo assim, ainda está longe dessa agressão vir a acabar. Parabéns pelo seu trabalho e espero poder trocar experiências sobre esse tema. Um grande abraço, Ana Regina

    ResponderExcluir
  2. nossa eu tambem assisti um dia desses esse filme e meu coraçao ficou doendo ao ver o sofrimento de Jordi naquela escola

    ResponderExcluir
  3. eu acho que quem faz essas brincadeiras de mal gosto,devem mesmo e ser presos!!!

    ResponderExcluir
  4. fasso o curso de magisterio e quando assisty o filmne fiquei muito magoado e ao mesmo tempó com raiva disso...

    ResponderExcluir
  5. Trabalho com alunos de 10 anos de idade, hoje assistimos ao filme, a maioria me perguntou porque estava fazendo isso com eles, muitos se viram no papel da vítima e outros identificaram os possiveis agressores. No final conversamos sobre o filme e muitos pediram desculpas aos colegas, pois eles não imaginavam as consequencias de tais brincadeiras. O filme foi umportante para conscientizar a denuncia e não sofrer calado.

    ResponderExcluir
  6. nossa eu assisti esse filme bullying e fiquei muito triste com a malvadez e brincadeira de mal gosto desses alunos, e infelismente essa realidade existe e tem que acabar com isso punindo os agressores,no filme jordy sofre calado,mas espero que na vida real alguém denuncia os agressores.

    ResponderExcluir
  7. eu tbm ja assisti esse filme na escola,e a materia de port e sobre o bullying.
    eu sou super contra a esse tipo de pratica,e os agrssores deveriam ir presos,mas na maioria das vezes,nao vao por causa da "maioridade penal"...
    e infelizmente,acontecem mtas coisas bem piores do qwe no filme, na realidade.espero qwe um dia acabe tudo isso,e o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei o filme ,nos conta a vida de tudo que acontece no mundo de hoje e por isso esse bullying esta mais frequentes em nossas vidas e por isso eu amei fala dos jovens que sofrem a mesma coisa e com isso eles mesmo se apaixonam.

    ResponderExcluir
  9. um filme muito tiste .. mais muito interessante !

    ResponderExcluir
  10. Eu assistir esse filme quarta- feira 04.05.11, foi muito triste mais pro um lado foi muito interessante, algumas partes eu não gostei como aquela do CACHORRO nossa nesse hora eu começei a chorar muito triste essa parte, e também não gostei a parte do banheiro que ele mija na cara do outro nossa que maldade e também a parte que os meninos dão laxante para ele e ele sai correndo para ir no banheiro e ele não deixa entra e ainda filma e abaixa as calças dele aaah e eu não gostei que ele morreu chorei também essa parte foi muito triste, mais esse filme é bom para você refleti um pouco na VIDA !

    ResponderExcluir
  11. esse file é pura realidade,. mas o jordi nao tomou a atitude correta.!! eledeveria contar para os professores e para a mae que estava sendo agredido! se fosse eu no lugar dele, eu ia contar,porque se nao ele ia apanhar todos os dias até morrer de tando apanhar!!! eu ia contar para meus pais, (é logico que eu teria medo de contar, mas nao ia mas ser agredido porninguém porque a escola ia dar um jeito nos agressores).
    foi muito triste quando o jordi caiu de um lugar bem alto, o mais triste foi quando o professor estava dando aula para os alunos e mostrou uma flor lilás na mesa dele. foi muito emoçionante.
    por isso se vc que esta lendo sofre o bullying, nao tenha medo de falar para os pais e para a escola.!!!

    ResponderExcluir
  12. muito legal o filme !.
    É muito chocante, tem varias cenas marcantes.!

    ResponderExcluir
  13. o filme é super interessante,mas o que os meninos fazem com jordi é cruel, como que uma pessoa pode chegar ao ponto de infernizar a vida de um ser ao ponto que este fique tão machucado para chegar a se matar

    ResponderExcluir
  14. o filme e triste e nao e bonito pq ele mostra a realidade e a realidade nao e bonita gente tenho 12 anos e ja sofri bullyng isso nao e legal foi muito triste ele ter morrido e a menina que era tao linda ter ficado paraplegica.todos contra o bullyng ja porque quem fica parado ver isso acontecer e poste,bjjse espero que se vc sofra bullyng nao tenha medo e denuncie.

    ResponderExcluir
  15. ofilme é uma realidade mundial porem so divulgada agora. mas o bulling smpre existiu. isso é ato de pessoas imcompetetes que procuram se mostrarem atraves da força fisica. para ser popular nao é necessario agredir o outro. basta ser voce mesmo.

    ResponderExcluir
  16. O segredo para não sofrer bullying é basicamente o que o vizinho do Jordi disse, um simples olhar firme. Só quem sofre agressões é quem não tem coragem de tomar uma atitude e é isso o que tem que ser trabalhado com as crianças.
    Concordam?

    ResponderExcluir
  17. Oi, assisti ao filme bullying - provocações sem limites essa semana e me horrorizei em saber que existem pessoas que sofrem tudo aquilo, ou até mais que aquele garoto sofreu. E a consequência so poderia ser aquela vista no fime, a morte.
    Infelizmente é isso que acontece, e acho muito triste que pessoas que se denominam racionais se prestem a um gesto daquele!

    ResponderExcluir
  18. Oiee...quase chorei o filme inteiro, é realmeente um filme triste..mais mostra a realidade..fiko teriste por saber qi existem pessoas como o nacho i seus amiguinho.. vamos juntos contra o bullying! Bjinhos *-*

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Muito bom saber que existe um grupo discutindo questões como essa na internet. O tema "bullying ou ciberbullying" deve ser levado a sério e combatido. O filme "bullying - provocações sem limites" retrata muito bem a triste realidade em que nossos alunos estão envolvidos. Faltou o filme mostrar a punição que foi atribuida aos agressores, tirando isso o filme é fenomenal.
    Estou junto com vocês nessa campanha contra o bullying.
    Abraço!
    Eduardo Amaral

    ResponderExcluir
  20. o filme e muitoo legal sóó q o ruim e que o jorci morre no final do filme muito triste =(

    ResponderExcluir
  21. O filme é bastante claro, nos mostra a realidade dos dias de hoje- O Bullying.
    =( Bjos procês!!

    ResponderExcluir
  22. Assisti ao filme ontem e continuo chorando quando lembro do garoto Jordy. Um menino tão bom, consciente dos problemas que a mãe passa pela perda do pai, carinhoso, inteligente. Não entendo porque fizeram isso com ele. Ele não tinha baixo autoestima, porém teve medo e ficou calado. Também além daquele louco,Nacho, tinham outros que o ajudavam. Quanta violência! E que via ou sabia não fazia nada. Como senti vontade de abracá-lo naquele momento antes dele se matar. Se alguém tivesse feito isso talvez não houvesse ocorrido tamanha loucura por parte dele. Muito, muito triste!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails