Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Meninas Malvadas: Realidade ou ficção? Histórias de Cyberbullying

Reportagem exibida durante telejornal da cidade de Sacramento (Califórnia, EUA) fala sobre o potencial destrutivo que o Cyberbullying possui sobre sua população de jovens, principalmente entre as garotas. A reporter inicia sua apresentação perguntando: "O quanto pode ser ruim o cyberbullying em Sacramento?". Eu pergunto: "O quanto pode ser horrível o cyberbullying em todo o mundo?

Uma boa reportagem que mostra, que assim como no filme Meninas Malvadas (Mean Girls-2004), as palavras desagradáveis e as fofocas se fazem presentes no dia-a-dia das garotas da cidade, principalmente na internet.

No filme citado pela reportagem, Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota que cresceu na África e contou com uma educação familiar, nunca tendo ido a uma escola. Ao retornar aos Estados Unidos com seus pais se matricula em uma escola pública e logo percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado.

Essas perseguições e as calúnias podem partir de estranhos, mas algumas vezes elas são de pessoas próximas, os "frenemies" (amigos, mas inimigos).

A primeira garota a dar seu depoimento comenta: "Eu tive apenas uma discussão com minha amiga. Ela conseguiu a senha do meu e-mail e do Fecebook. Foi então que mudou um monte de coisas no meu perfil e começou a escrever para as pessoas nele ", disse Alicia Nava.
Sua mãe, Lory Kotta, afirma que acreditou ter armado seus filhos com dicas sobre como combater os valentões, mas agora que a mesquinhez é online, ela não tem certeza do que pode ser feito.
"Quando você está no messenger ou no computador, você pode ser tão duro quanto você quer e não ter que enfrentar sua vítima", disse Kotta. "E eu acho uma tristeza ver estas crianças que estão cometendo suicídio e estão realmente sendo intimidadas por esses caras."

Tori Wood, disse que mesmo após o ensino médio, o cyberbullying vindo dos jovens que ainda estavam na escola não parou. "Minha reação inicial foi de lutar de volta, responder, de tentar argumentar o meu caso contra o que ela estava dizendo. Isso não deu certo, já que ela iria responder com ainda mais coisas ruins. Então, para me proteger, eu simplesmente não a respondi mais e a bloqueei no Facebook e a excluí como minha amiga de perfil... e apenas tentarei tirá-la da minha vida para sempre ", disse Wood.

De acordo com o The National Crime Prevention Center (Centro Nacional de Prevenção da Criminalidade), as garotas são mais propensas a serem alvos e autoras de cyberbullying. Há uma correlação direta com a quantidade de tempo que as garotas gastam on-line e a probabilidade de serem intimidadas. Os locais mais comuns do bullying virtual (Cyberbullying) são as salas de bate-papo, sites de redes sociais e e-mail.

Em outro artigo postado aqui no blog, intitulado O Bullying Atinge Ambos os Sexos (Clique para visualizar), é discutido o papel das meninas no bullying, mostrando que as mesmas são tão cruéis quanto os meninos no momento de provocar a dor em seus pares. Acredito que informações como estas demonstram como o tempo gasto diante do computador pode prejudicar a formação do caráter destes jovens. Independente do gênero destes adolescentes, o uso desregulado das redes sociais e sem supervisão da família proporciona momentos onde o expressar das idéias se dá sem limites e sem medir seus efeitos.

Vale ressaltar que estas perseguições on-line não se dão apenas com o uso do computador. Os pais devem ficar atentos também ao uso do celular pelos adolescentes. Como citado pela BBC News (Clique para ler - inglês) sobre o risco que estes adolescentes correm ao buscar se enquadrar num determinado grupo ou para serem "famosos", podendo até fazer uso do "sexting". Com a exposição exagerada estes adolescentes podem virar alvos do Cyberbullying. O "sexting" é a junção das palavras em inglês ‘sex’ (sexo) e ‘texting’ (envio de mensagem pelo celular) onde os adolescentes se fotografam em situações sensuais, nus ou seminus, espalhando-as via celular para o mundo virtual. Um caso famoso de cyberbullying após o uso de "sexting" foi o do talentoso violinista de 18 anos teria pulado de uma ponte após ter sido filmado em um momento íntimo com outro homem por seu colega de quarto e ter sido exposto na internet. Essa notícia foi postada aqui no Garagem Social (Clique aqui para ler)

Acredito que estamos num momento crítico na luta contra o Bullying, e não podemos permitir que caia na banalidade. Que o uso do termo seja generalizado ao ponto de perder sua principal identidade (agressões entre pares em ambiente escolar) e de deixar de lado suas consequencias trágicas.

Assista ao vídeo da reportagem:
 
Você acredita na luta contra o Bullying? Então junte-se a nós. Deixe seu comentário nas postagens, siga o Blog Garagem Social (clicando em "Seguir" na barra lateral direita), mande suas críticas ou sugestões através do "Contato" ou marque uma palestra com o Professor Alexandre Malmann.

Todos Juntos por Uma Terra Sem Bullying!

Um comentário:

  1. Oi Alexandre;

    Ótima postagem cara, gostei da forma precisa e ponderada como vc abordou o assunto. vou deixar um link de um outro site q frequento q nesta semana postou uma noticia sobre o bullying nos EUA, mas queria chamar a atenção para a forma descuidada que beira o incentivo a violência que o comentarista do site colocou.

    http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/extra-extra/menina-sofre-bullying-por-gostar-de-star-wars/

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails