Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

CineTerra apresenta o filme "Bullying" como recurso pedagógico no Projeto Terra Sem Bullying

Nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, os alunos das Turmas Gs da Escola Municipal Maria da Terra assistiram ao filme "Bullying - Provocações sem limite", de Josecho San Mateo. O filme espanhol já ganhou diversos prêmios na europa, entre eles o prêmio "Gardi" da Academia de Cinema Catalã.
Nesta postagem, dividida em duas partes, vou falar da experiência vivida com os alunos e um pouco do que o filme propõe mostrar (e que faz muito bem!).
A ideia de trabalhar o filme "Bullying - Provocações sem limite" com os alunos da EM Maria da Terra é integrada ao Projeto Terra Sem Bullying, no intuito de promover um momento diferente entre os alunos e de conscientiza-los sobre as ações de agressões que estão destruindo a vida de milhares de alunos em todo o mundo.

Como o filme foi apresentado durante a aula do professor Alexandre Malmann (Educação Física), foi pedido uma redação sobre o bullying durante as aulas de educação física, os modos com que ele pode se manifestar e o que o professor de educação física de Jordi poderia ter feito. 

O momento foi chamado de CineTerra, pois foi um momento em que o filme foi apresentado em um telão e os alunos puderam assistir comendo pipoca e tomando refrigerante. Foram duas sessões (uma antes e outra após o recreio) onde juntamos duas turmas Gs de cada vez em uma sala para cada sessão.

Antes do início da primeira sessão foi exposto do que se tratava o filme, relembrando o conceito de bullying e algumas de suas consequencias. Lembramos ainda que era necessário assistir ao filme com um olhar diferente e mais sério, pois diferente das cenas de violências que estes vêem em filmes como Homem Aranha, Homem de Ferro e Wolverine, as cenas ali eram baseadas na realidade que nossos estudantes passam todos os dias. A primeira sessão serviu como aviso e alerta. Alguns alunos não são sensíveis às cenas de agressão e demonstram isso com risos e comentários que incitam ainda mais a violência. Tive de parar o filme e pedir para que um grupo de quatro alunos que estavam agindo desta forma se sentassem próximo a mim. Somente assim consegui a concentração de todos eles. Na segunda sessão, além de expor as mesmas coisas que foram expostas antes da primeira sessão, tive o cuidado de sentar no meio da sala para tentar chamar a atenção dos alunos sem que os outros alunos percebessem. 

Não tem como exigir sensibilidade destes alunos diante das cenas de violência mostradas no filme. Pois a luta contra a banalização da violência entre os jovens está além dos muros da escola. Estes assistem filmes com lutas e violência explícita em suas residências ao lado de seus pais, que agem como meus alunos agiram, incitando ainda mais a violência. Desta forma imaginem quando estes estiverem frente a uma cena de agressão (bullying)! Irão agir como testemunhas incitadoras/agressoras. Está aí o objetivo do Projeto Terra Sem Bullying: a conscientização! 

Estes foram alguns depoimentos espontâneos de alunos após o filme.
"Nossa, professor! Você está louco? Quer me matar de chorar?!"
"Caraca. Que filme maluco. Valeu!"
"Ê professor! Gostei muito do filme. Obrigado!
"Professor! Tem como você me emprestar este filme? Quero passar para minha mãe. Ela ainda não entendeu o que é o bullying que eu já cansei de falar para ela. Com este filme ela vai entender com certeza!"
"É... O bullying é f@#$! Tem que prender estes agressores, né?!"

Ficou claro que o filme foi um ótimo instrumento pedagógico. O mesmo pode ser usado para todas as matérias, só depende de como o professor vai abordar o tema durante a aula. 

Na próxima semana teremos novas sessões do filme com as Turmas Hs e I. Esperamos continuar na luta contra este fenômeno destrutivo.

Veja também a segunda parte desta postagem:

Um comentário:

  1. Não sei se alguém conhece esse filme. Me indicaram e achei muito bom.http://www.youtube.com/watch?v=EuqstnDYDR4

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails