Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

O que é o Bullying?


  
        Segue alguns conceitos sobre o bullying citados por vários pesquisadores no mundo que podem melhorar o entendimento deste fenômeno destrutivo que atinge milhares de pessoas que fazem parte não só da comunidade escolar. Afinal, as agressões não atinge com  exclusividade os alunos. Atinge pais, professores, alunos e toda a sociedade. Está na hora de darmos um basta a esse conjunto de atitudes violentas, repetitivas e cruéis.
  
  • "Bullying é a agressão repetida, verbal, psicológica ou física, conduzida por um indivíduo ou grupo contra outro"  Departamento de Educação - Diretrizes de Combate ao Bullying em Escolas Primárias e pós-primárias  (Dublin: 1993) 

  • "Ação de colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurra, ferir, roubar e quebrar pertences." ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção á Infância e á Adolescência.

  • "O bullying é um problema comportamental que afeta a vida de milhares de crianças em idade escolar e suas famílias. A humilhação, medo, frustração e isolamento social e perda da auto-estima que as crianças experimentam quando intimidadas resultam em evasão escolar, deterioração da escola, mudança de personalidade, a depressão e, infelizmente, o suicídio. Bullying não conhece limites de idade, sexo ou contexto socio-económico. Ele pode assumir muitas formas, o prazo pode ser curto ou continuar por longos períodos, até mesmo anos." Centro Anti-Bullying , 'Bullying na escola: Fatos' (Dublin: 2001) 

  • "O comportamento cruel e abusivo que é persistente e generalizado e que causa sofrimento aos indivíduos, de maneira grave e permanente" K. Rigby, "Bullying nas Escolas e O que fazer Sobre Isto" (Londres: Kingsley, 1997) 

  • "Incidentes isolados de comportamento agressivo, enquanto indicação de um problema que precisa ser resolvido, não se constituem bullying. No entanto, quando existe um desequilíbrio e abuso de poder e o comportamento é sistemático e permanente, alí sim temos o bullying" Sticks and Stones Theatre Company Handbook, (Lisboa: 1995)

  • "Bullying pode causar dano físico, mental, psicológico, emocional e mental para uma pessoa ou grupo. É um tratamento premeditado, penetrante, persistente e cruel com a intenção de ferir ou prejudicar, e ainda é apreciado pelo autor do bullying. "  David Fitzgerald, 'Bullying nas nossas escolas; Compreender e enfrentar o problema' (Dublin: 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails