Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

O bullying atinge ambos os sexos: artigo publicado em jornal!

Esta postagem é referente a um artigo escrito por mim e publicado no jornal Diário da Manhã, aqui de Goiânia, no dia 21/01/2010. Segue o texto:

O bullying atinge ambos os sexos

    O bullying, processo repetitivo e constrangedor pelo qual milhares de alunos passam todos os dias nas escolas, é hoje um mal a ser combatido em caráter emergencial.
A desinformação generalizada e o medo de diretores e professores de admitir a existência deste fenômeno em suas instituições de ensino têm propiciado o crescimento de atitudes agressivas de alguns alunos para com o que é diferente, produzindo cidadãos intolerantes e preconceituosos.

     Enganam-se quem imagina que tal experiência degradante seja vivida e provocada apenas por meninos. Quando fui proferir uma palestra sobre o tema numa escola estadual aqui em Goiânia, uma aluna indagou sobre a obrigatoriedade de sua presença durante minha explanação, afinal, o bullying, por ser caracterizado por atitudes agressivas, seria prática exclusiva dos meninos. É preciso entender que o bullying é uma tipologia usada para identificar vários tipos de violência em um determinado grupo de estudantes, compreendendo violência física, verbal, emocional, etc.

     O bullying com uso da violência física é mais comum entre meninos, mas temos inúmeros casos entre meninas também. O mais comum entre meninas é a violência verbal e emocional, o uso de amizades que desvirtuam a vítima de seu eixo social ou ainda a exclusão da vítima pelo grupo. Assim, esta agressão acaba sendo menos percebida pelos professores e pelos pais, imaginando que a vítima é apenas tímida, triste ou que este é o jeito dela, sendo que de fato esta é vítima da crueldade de alguns alunos no ambiente onde a segurança deveria estar presente. Todos nós queremos ser aceitos no grupo em que estamos inseridos. Entre crianças e adolescentes isto não é diferente. O ato de apelidar, de amedrontar, de humilhar, de chantagear, ameaçar, de agredir fisicamente, de excluir do grupo, ou simplesmente ignorar, leva suas vítimas a uma perda de identidade, gerando sérios problemas psicossociais, prejuízos no processo de aprendizagem destes educandos e levam até mesmo a suicídios ou homicídios seguidos de suicídios. Exemplos destas consequências são vistos principalmente em países como EUA, onde o porte de armas é comum.


    Os agressores, como são chamados os que praticam o bullying, sejam meninos ou meninas, também sofrem com esta prática. Afinal, está comprovado que 60% dos agressores terão passagem pela polícia até os 18 anos de idade. Ou seja, a prática do bullying, independente do sexo do agressor, leva os jovens ao crime e aumenta a evasão escolar.

     Nós, enquanto pais, professores e seres humanos, não podemos mais aceitar atitudes como estas presentes na prática do bullying. Afinal, estamos vendo jovens estressados, deprimidos, com baixa autoestima e incapacidade de autoaceitação. Devemos entender que este fenômeno é praticado por meninas e meninos e que suas consequências atingem a todos nós.

2 comentários:

  1. É muito díficil para uma pessoa que foi vítima de bullying falar sobre isso.Porque em geral é um trauma que marca a vida toda.E a recuperação leva anos é muito dificil.Isso quando se consegue alguma recuperação...Muitas pessoas não conseguem se sair do fundo do poço.Eu fui vítima de bullying na primeira escola que eu estudei,tive inclusive problemas de saúde de fundo emocional.só comecei a melhorar depois que saí da escola.E faço terapia até hoje´.Esse é um tema muito delicado porque algumas escolas como a que eu estudei não tem uma equipe preparada para resolver esse tipo de problema.E eu sei de outros casos alem do meu nessa mesma escola e em outras também então como as escolas não conseguem resolver a solução acaba sendo procurar outra escola.Mas aí o estrago já foi feito.É muito bom ter um espaço como esse para poder falar sobre esse assunto.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prof. Vivian

    Infelizmente todos nós já passamos na vida pelo bullying.Nós seres humanos nos institulamos como sociais, mas não sabemos na maioria das vezes viver em sociedade. O bullying tambem acontece no ambiente de trabalho, ou seja, não são só as crianças e adolecentes que praticam este mal. Muitos "adultos" tambem fazem com seus colegas de trabalho, patrões com empregados, em fim, o bullying já infectou toda a nossa sociedade. E, é porisso que esta luta deve cresçer a cada dia. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails