Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Conceito de Saúde



Há muito o conceito de Saúde vem se desenvolvendo e se adaptando historicamente.


A definição de saúde da Organização Mundial da Saúde: "situação de perfeito bem-estar físico, mental e social" do indivíduo, é muito questionada e considerada ultrapassada. Primeiro, se formos levar em consideração as características sócio-econômico-culturais, esta seria uma situação inalcançável. Discute-se o conceito de homem “integrado”, onde essas características se interagem e se desenvolvem mutuamente.

Em uma pesquisa realizada com 400 pessoas de ambos os sexos, no ano de 2001 na cidade de São Paulo, com idades entre 18 e 65 anos, mostrou uma nova concepção de sáude. Estando ligada a várias atividades e hábitos diários assim como voltada a buscas especiais para se adquirir uma melhor longevidade. A pesquisa foi encomendada pela Bates Healthworld e realizada pela empresa Jaime Troiano Consultoria de Marca.

Mas então o que seria Saúde? Os diversos conceitos de saúde são embasados num momento histórico para a liberação de suas idéias. A Saúde era compreendida como sendo um estado físico de ausência total de doença, tendo o médico como símbolo da busca pela saúde. Atuando nos hospitais, os médicos se encarregavam de tratar as patologias, na busca por este estado de não doença. Este era o objetivo, curar e remediar.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos, foram gerados espaços para outros profissionais em saúde se destacarem, sendo necessária uma reformulação nos conceitos de saúde. Aos aspectos físicos, ou biológicos, se somaram os aspectos psíquicos e sociais, também causadores de doenças.

Assim, de um simples estado de ausência de doença, a Saúde passou a ser entendida como um estado de bem estar físico, mental e social. Esta visão já foi um grande avanço porém ainda se encontrava limitada.

Veio então a noção de que a saúde fazia parte de um processo contínuo de preservação e manutenção da vida, estabelecendo uma nova dimensão social, em um processo de cidadania. Assim todos os cidadãos a possuem com direito, e devem fazer parte de sua manutenção. Assim a compreensão de saúde parte por questões ambientais, com aspectos coletivos e individuais.

Assim, podemos dizer que Saúde seria um estado harmônico entre o indivíduo e seu meio, considerando seus aspectos físicos, mentais, sociais, e nutricionais, com a participação dos profissionais que o atendem (profissionais da área da saúde, da educação, da informação), e atuação do próprio para sua manutenção e proliferação.

Este é um conceito visto por mim. Comentem e dêem sugestões para implementá-lo ou elogiar.


Um comentário:

Related Posts with Thumbnails